O evento aconteceu no dia 04/12/2017 na cidade eterna, no hall do Grand Olympic Hotel, que fica próximo à Embaixada Brasileira em Roma.
Na palestra, foi destacada a grande importância da cidade de Roma, de sua Arquitetura, do papel da Igreja e do Vaticano no desenvolvimento da História da Música,  uma vez que o que se costuma denominar por ‘Música Erudita’ começou a ser sistematizada na Idade Média, por obra de dois importantes religiosos: São Gregório Magno, Papa que viveu no séc.VII d.C. , e o monge beneditino chamado Guido D ‘Arezzo, que viveu no séc. IX d.C.
O público presente , em sua maioria brasileiros, aproveitou a ocasião para adquirir o livro com o autógrafo do autor.
O livro “Ensaios Sobre a Música Universal – do canto gregoriano a Beethoven”  teve seu primeiro lançamento realizado nesta cidade de Paraguaçu Paulista, durante o I Festival de Música de Paraguaçu Paulista , no dia 10 de junho de 2017. Desde então, a obra tem sido apresentada em várias cidades brasileiras,  e agora fez sua estréia internacional na Europa, em uma das cidades mais importantes do mundo -Roma. Paraguaçu Paulista está sendo cada vez mais conhecida no Brasil e no mundo, através dessa importante obra literária lançada em nossa cidade, pelo Maestro Dante Mantovani.