Este curso foi pensado para transmitir aos alunos em curto período de tempo uma vasta carga de conhecimentos musicais e dar-lhes uma formação superior, independente de instituições de ensino formal.  As aulas giram em torna de eixos temáticos que englobam várias disciplinas do saber e do fazer musical, de modo que diferentes enfoques complementam-se na composição de um amplo quadro cognitivo de entendimento do fenômeno musical.

O Seminário tem a proposta de despertar o talento musical dos alunos e elevar sua capacidade musical às máximas potências, através do estudo de temas teóricos e da prática musical, em tarefas online, à distância e presenciais.

Todo ano é realizado nosso Encontro Presencial de Alunos, na cidade de Paraguaçu Paulista, nos quais os alunos do Seminário de Música têm a oportunidade de tomar aulas presenciais com o Maestro Dante Mantovani e outros professores do Seminário de Música, todos com renome nacional e internacional. Este ano, o 3º Festival de Música de Paraguaçu Paulista ocorrerá de 03 a 07 de Julho de 2019.

O Curso inclui os seguintes conteúdos e disciplinas:
-Leitura de Partituras
-Solfejo
-História da Música, da Idade Média ao séc. XXI
-Estética e Filosofia da Música
-Técnica Vocal
-Técnicas de Regência
-Teoria Musical condensada (Harmonia, Contraponto, Arranjo)
-Análise Musical
–Música e Liturgia
-Música e Marxismo
-Educação Musical
-Técnicas instrumentais

Seu criador e diretor, o maestro Dante Mantovani possui uma sólida formação e experiência musical muito vasta, tendo sido já Trompetista em Orquestras de Sopros, Violonista Erudito como concertista, como cantor lírico, como Pianista como co-repetidor para cantores, Professor Universitário em 4 universidades brasileiras conceituadas, regido Orquestras nacionais e internacionais.

Criou e dirigiu inúmeros corais, orquestras, grupos de câmara, associações para a difusão de arte e cultura, festivais de música; tendo produzido ainda mais de 100 programas  radiofônicos que contam a história da música, além de sua participação em importantes eventos artísticos e científicos em países como EUA, Espanha, Itália, onde apresentou-se como cantor lírico, compositor e maestro.

As aulas do Seminário de Música são transmitidas ao vivo, semanalmente, às quintas-feiras, a partir das 20h30. Ao término das transmissões, as aulas ficam gravadas, e são enviadas por e-mail a todos alunos inscritos no curso, mesmo aos que não podem acompanhar as aulas ao vivo.

Os alunos interagem durante as aulas por meio de um chat e têm à disposição um plantão de dúvidas via Whatsapp, pelo número (18)99685-5540, que também é o número para informações gerais a respeito do Seminário.